A cada vez que temos acesso às notícias políticas do nosso país, nos deparamos com um cenário cada vez mais deprimente: desemprego, inflação, aumento de impostos e empresas fechando suas portas. Para nós, empreendedores, bate aquela sensação de desespero e indecisão sobre o que podemos fazer para sobreviver a esta crise nacional. Mas uma dica que deixo para vocês e é sobre isso que vamos falar hoje é a inovação. É utilizar a famosa regra de Lavoisier : “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. E é isso ai!
O ideal é transformar o que vendemos de forma que possamos atrair clientes e tratar suas dores. E como fazemos isso? É rever seu plano de negócios, mapear uma nova persona para seu produto ou serviço e tentar encaixar o que você vende a novos cenários econômicos e necessidades do público. Não é tarefa fácil e é preciso ser resiliente para aceitar que sua realidade possa mudar, mas é importante ter foco no futuro e pensar no sucesso.
Vou dar um exemplo: Imagine que você tenha um restaurante localizado em uma área de muitas empresas. Logo, você serve somente almoço, no horário de 11 às 15 h. Porém, devido à crise e demissões, seu público diminuiu drasticamente, além de ter aquelas pessoas que optaram por levar sua própria comida. Você tem gastos cada vez maiores em relação a receita que diminui. O que fazer? Será vantagem fechar as portas? Dai você volta ao seu plano de negócios e analisa o mercado e seu público alvo. Você nota que pessoas entram em seu estabelecimento e procuram por lanches, percebe que geralmente recebe ligações perguntando se há serviços de delivery. E com estas novas situações você enxerga possibilidades, inovando o seu negócio já existente. Poderá continuar servindo almoço, mas poderá estender seu horário de funcionamento servindo lanches e fazendo entregas até mesmo em outros bairros. Com isso, seu negócio foi transformado.
Mas lembre-se sempre que é importante consultar seu plano de negócios, saber quais serão seus investimentos para as mudanças, retorno esperado, despesas mensais, fornecedores, dentre outras particularidades. É importante também criar implantações gradativas para sentir a reação do público. Seguindo nosso exemplo, primeiro se começaria com salgados, posteriormente sanduíches e aos poucos expandir para um serviço delivery, utilizando até mesmo aplicativos que ampliam sua rede de clientes. A vantagem de se começar aos poucos é que há possibilidade de controlar os gastos com investimentos sem desperdícios e ir ajustando a infraestrutura para atender a todas demandas necessárias.
Inovar é se adaptar a situação do mercado, é buscar crescimento e sucesso focando na necessidade do cliente. É enxergar possibilidades que possam trazer grandes lucros para o negócio. Apesar da crise, lembre-se que sempre há uma parcela de consumidores para uma gama de empresas. A que estiver mais preparada para atender as necessidades destes consumidores, com certeza, ganhará a preferência nas vendas.
Um abraço!
Deixe um Comentário