Chat Bot: A evolução do E-mail Marketing

O Chat Bot é um recuros muito interessante para quem possui presença no Facebook mas não possui site, blog ou trabalhe com páginas de captura. Além disso, pode simular perfeitamente um atendimento de forma otimizada e influenciar na decisão de compra do visitante.

Dentre as muitas estratégias de marketing digital, está o E-mail Marketing, que consiste na geração de uma lista de e-mails válidos, cedidos pelos assinantes de alguma lista ou isca digital (inbound marketing). Esta lista entra em fluxo de cadência para a nutrição destes assinantes, (ou leads), que ao final da jornada recebem uma oferta (outbound marketing).

Até os dias de hoje, o e-mail marketing é muito utilizado por empresas de todo porte e segmento de negócios. O contato por e-mail pode ser muito mais proveitoso do que um contato telefônico, principalmente se a lista for legítima, ou seja, captada por livre e espontânea vontade do lead em fornecer este dado. De certa forma, tem-se a garantia de que a lista criada é de pessoas previamente interessadas em seus serviços e produtos. Existem ferramentas de automação de marketing que ajudam na criação do fluxo de cadência e administração destes leads.

Porém, hoje temos um recurso novo, que, segundo alguns especialistas, podem substituir de vez o e-mail marketing. Este recurso é o Chat Bot, muito visto nas páginas de negócios do Facebook.

O que é um Chat Bot?

Chat Bot são “robôs”, criado a partir de ferramentas já voltadas para inteligência artificial. Estes robôs são assistentes virtuais, que fazem o atendimento básico para quem acessa o Messenger de uma página de negócios e faz o primeiro contato. Estes assistentes virtuais podem auxiliar o visitante em sua decisão de compra, sem que o dono da página fique on-line todo o tempo. Dependendo do nicho, todas as dúvidas do cliente podem ser resolvidas pelo assistente virtual. Caso contrário, ele atua como um primeiro nível de atendimento, sendo o mais especializado encaminhado via mensagem para o dono da página.

O interessante é que durante o processo de interação com o cliente, o robô faz a captura do e-mail do visitante e armazena em listas, que podem ser utilizadas posteriormente para uma campanha direcionada no próprio Facebook.

Outro ponto bem interessante é que o robô age como se fosse realmente um humano do outro lado da tela: ele identifica o visitante pela conta do Facebook, já o cumprimentando pelo nome, faz a simulação de tempo como se estivesse digitando a resposta ao visitante e proporciona um tratamento totalmente informal com o cliente, que quase nunca percebe que não está interagindo com uma inteligência artificial. Mas é claro, todos os passos do robô devem ser configurados por ação humana.

Ferramentas de Chat Bot

Existem várias ferramentas no mercado que fazem a interface do Chat Bot. A maioria delas não requerem que o usuário tenha conhecimento em programação para configurar o robô. Porém, algumas ferramentas ainda possuem um custo elevado para alguns tipos de clientes. O Messenger possui alguns recursos que podem simular um assistente virtual, mas de uma maneira bem sucinta. Vale lembrar que alguns recursos como abertura da tela de mensagem logo após carregar a página com um cumprimento não são disponíveis para todas as páginas do Facebook, somente as criadas recentemente. Segundo o Facebook, haverá uma migração gradativa de páginas mais antigas para este novo formato de comunicação via chat bot.

Algumas das ferramentas mais utilizadas e que disponibilizam versões gratuitas são:

  • ManyChat (https://manychat.com): Possui uma configuração fácil e intuitiva para configuração, porém, o número de blocos e alguns recursos são liberados na versão gratuita.
  • ChatFuel (https://chatfuel.com): Este é bem fácil de configurar. Não há restrição nas configurações do bloco e as instruções são muito intuitivas. As configurações de armazenamento de contatos são restritas na versão gratuita, mas é possível visualizar todos os contatos e copiá-los para o Excel.

O Chat Bot realmente é uma ferramenta muito interessante, principalmente para empresas que possuem presença no Facebook, mas não possui blog ou site, e muito menos trabalham com páginas de captura. Pode-se ter uma lista de e-mails válidos, captados diretamente da página de negócios, que podem ser utilizados em várias estratégias, até mesmo uma campanha de e-mail marketing.

Se conhece alguma outra ferramenta diferente das citadas, conte para a gente nos comentários. Se já usa o Chat Bot, compartilhe com a gente sua experiência!

Sobre o Autor:

Graduada na área de Tecnologia da Informação, MBA em Gestão Estratégica de Projetos e pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing Digital. Fundadora da NetBusiness Marketing Digital em 2015, que deste então ajuda empresas nas suas vendas com Marketing Estratégico associada à Gestão de Projetos.

Deixe um Comentário