Marketing de conteúdo é para todos?

Marketing de conteúdo é uma expressão que surgiu com os negócios digitais, sendo utilizado para atender as dores da persona e direcioná-la em sua jornada de compra. E é provado que o marketing de conteúdo traz resultados fantásticos, além de ter a vantagem de funcionar sem a necessidade de anúncios, gerando economia. Mas mesmo sendo uma estratégia tão assertiva, será que é para todo tipo de nicho? Vamos falar sobre isso ao longo desse artigo.

Para quem o marketing de conteúdo é indicado?

Na verdade, o marketing de conteúdo é indicado para todos os nichos. É uma estratégia eficiente não só para fortalecer a marca e gerar interação com o público alvo, mas também captar e fidelizar clientes. Porém para quem precisa de um resultado rápido nas vendas, o marketing de conteúdo pode não ser a estratégia adequada.

É importante lembrar que o marketing de conteúdo funciona como um plantio: você planta a semente do conteúdo, chama a atenção do seu público alvo, vai nutrindo com mais conteúdo relevante até o momento da oferta. Só que além desse trabalho precisar ser constante, é um processo de médio a longo prazo, até mesmo porque não temos como prever o tempo da jornada do cliente.

O objetivo do marketing de conteúdo é gerar uma base sólida de possíveis clientes que possuem afinidade com a sua marca e seus produtos. E é claro que ao longo do período os resultados positivos são fato, mas requer dedicação e monitoramento constante das estratégias.

Um case interessante da Net Business é o de uma cliente que tinha 3000 inscritos em seu canal do Youtube quando iniciamos o marketing de conteúdo. Com a alimentação diária do canal com conteúdo relevante, hoje ela tem mais de 100 mil inscritos e praticamente gera suas vendas de modo orgânico através de seus vídeos no Youtube. Mas aí vem a pergunta: em quanto tempo? Para ela atingir esse nível de engajamento e conversão foram aproximadamente 1 ano e meio de trabalho constante.

Mas será que o marketing de conteúdo compensa?

Compensa e muito. Por isso é importante o planejamento, dedicação de ambas as partes (agência e cliente) e um orçamento flexível para gerar uma campanha patrocinada de vez em quando para gerar vendas mais diretas.

Apesar de ser um processo lento, o marketing de conteúdo é ideal para filtrar o cliente ideal, o que até resulta em menos gastos com anúncios por serem mais assertivos, gera maior fortalecimento e aproximação com o cliente e até mesmo maior visibilidade no Google. Já é comprovado que os mecanismos de busca do Google fazem um ranqueamento para as primeiras páginas de conteúdos relevantes para a busca do cliente.

E um ponto de atenção é o mapeamento da persona. Antes de qualquer ação de marketing de conteúdo, é fundamental saber quem é o seu cliente para que o texto, vídeo, live e diversas outras formas de conteúdo sejam produzidas exatamente para seu cliente.

Que tal experimentar marketing conteúdo para seu negócio? Mãos à obra!

Sobre o Autor:

Graduada na área de Tecnologia da Informação, MBA em Gestão Estratégica de Projetos e pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing Digital. Fundadora da NetBusiness Marketing Digital em 2015, que deste então ajuda empresas nas suas vendas com Marketing Estratégico associada à Gestão de Projetos.

Deixe um Comentário