A Importância de se Definir seu Público Alvo

Muitas vezes, quando estou desenvolvendo um planejamento de marketing e pergunto ao cliente “qual será seu público alvo?”, quase sempre ouço “todo mundo”. Isto ocorre com mais frequência quando o cliente vende seu produto ou serviço pela internet. Na visão dele, pelo menos o Brasil inteiro pode se interessar pela sua loja.

Mas não é bem assim. Definir o público alvo é muito importante por vários fatores, e o principal deles, e o que todo empresário quer , é converter estes fãs em clientes. Mas daí a pergunta: se eu vendo na internet e posso alcançar o Brasil todo além de meu produto não ter restrições em relação a gênero, idade, etc., por que tenho que definir meu público?

Bem, vou ilustrar esta questão com um caso que ouvi em um workshop de Facebook para Negócios que participei. Uma empresa de roupas íntimas femininas lançou uma coleção de biquínis e maiôs para o verão. Capricharam no visual das postagens, investiram em fotos com modelos perfeitas, e acertaram na mensagem, que era despertar o desejo de mulheres em adquirir seus produtos, uma vez que as garotas das fotos se mostraram muito bonitas usando as roupas de banho. Porém, esqueceram o principal, que era segmentar o público alvo. Assim, tanto as postagens orgânicas e pagas nas mídias sociais ficaram com uma audiência genérica. Durante o monitoramento, foi identificado que  apesar das fotos nas redes sociais terem muitas curtidas e interação do público, bem como o acesso ao site aumentou consideravelmente, até mesmo melhorando o posicionamento no Google, as conversões eram muito pequenas. Havia popularidade mas não vendas. Em uma análise minuciosa, eles notaram que a maior parte do público alvo atingido eram homens, que na verdade curtiam as modelos e não o produto em si. Pode até ser que um deles viesse a comprar o produto para presentear uma mulher, mas a possibilidade era remota, uma vez que o público consumidor realmente seriam as mulheres. Assim, o público alvo foi segmentado corretamente, o que consequentemente alavancou as vendas da empresa.

Eu acho este caso muito bacana, pois é uma grande lição e nos mostra claramente como definir o público alvo é importante. É uma ação simples que pode não só aumentar as vendas como reduzir custos em campanhas pagas, onde você paga por clique e garante que quem vai clicar no seu anúncio é um cliente potencial.

Não adianta você utilizar várias estratégias de marketing, caprichar nas campanhas e no conteúdo, mas não comunicar para as pessoas certas. Se você acha isso complicado, vou deixar 3 dicas que podem te ajudar, tomando como exemplo o caso citado acima:

Definir gênero: É muito importante ter em mente para quem você vai falar, quem é que mais pode se interessar pelo seu produto. Deve ficar claro se seu produto será mais procurado por homens e mulheres. Como no caso acima, os homens admiram as roupas de banho, mas quem vão comprar são as mulheres;

Definir idade: A faixa etária do seu público é importantíssima, pois este é um fator que faz toda a diferença para quem você vai vender. Como no nosso exemplo, não adianta se comunicar com mulheres, sendo que estas possuem uma idade mais avançada e não se interessem por roupas de banho, ou até mesmo adolescentes que ainda não possuem poder aquisitivo para comprar um biquíni ou maiô desta marca;

Definir região: Mesmo que seu produto possa ser adquirido por todo o país, em algumas regiões seu produto terá mais sucesso. Seguindo nosso exemplo, as regiões mais quentes e de praias vão se interessar mais por roupas de banho do que uma região mais fria;

Após esta 3 definições bem estruturadas, você pode determinar quesitos como interesse, comportamento e outros fatores que podem ser relevantes para seu produto ou serviço. Um última dica que deixo para quem está começando a utilizar o marketing digital para divulgação é: comece pelo público que mais se enquadra a seu produto e a partir dai, vá expandindo aos poucos sua marca para outro segmento. Lembre-se que os seus clientes vão citá-lo nas redes sociais, o que vai fortalecer sua marca para que atinja um público secundário.

Caso tenha dúvidas na segmentação do seu público, fale conosco, que vamos ajudá-lo nesta tarefa tão importante do planejamento de marketing.

Um abraço!

Sobre o Autor:

Graduada na área de Tecnologia da Informação, MBA em Gestão Estratégica de Projetos e pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing Digital. Fundadora da NetBusiness Marketing Digital em 2015, que deste então ajuda empresas nas suas vendas com Marketing Estratégico associada à Gestão de Projetos.

Deixe um Comentário