Planejamento de Marketing Digital. É Preciso?

Essa é uma pergunta que muita gente faz. Marketing Digital não é apenas definir quais mídias sociais serão utiizadas, vamos fazer campanha no Google, criar imagens bonitas e atrativas, conteúdo interessante para o público e divulgar.

É basicamente isso sim, mas falta o mais importante: o planejamento, o detalhe de como isso será feito.

Muita gente fala que brasileiros tem a mania de fazer tudo sem planejamento. Como gerente de projetos de formação, acredito que para tudo tem que se ter um planejamento adequado. Nas aulas de planejamento de escopo, lembro de meus professores dizerem que quanto mais perfeito o escopo for feito, apesar de gastar muito tempo, menos tempo e problemas a execução do projeto irá ter. É inversamente proporcional.

E são alguns detalhes não previstos que podem prejudicar uma campanha de marketing digita e fazer o cliente perder dinheiro desnecessariamente.

Por isso, trago umas dicas para iniciar um planejamento bacana. São coisas simples, mas que podem fazer toda a diferença na hora da implementação da campanha.

a) Definir o objetivo da campanha: O que eu espero para minha empresa com a campanha que vou fazer, seja de curtidas, divulgação de produtos, videos, etc. Traça o objetivo da campanha já te dá um norte sobre onde você quer chegar;

 b) Definir o público-alvo: Para quem, exatamente, você quer vender? Deixar um público genérico faz com que você perca dinheiro, pois, uma pessoa pode buscar uma parte da sua palavra chave, chegar até você e não comprar;

 c) Definir os riscos: Particurlamente acho esta a mais importante. Muita coisas podem ocorrer até a implantação da campanha e comprometer seriamente o projeto. Ter um plano mitigador destes riscos vão evitar que você seja pego de surpresa em algo evento indesejado;

 d) Definir responsáveis: Já ouviram o velho ditado “cão que tem 2 donos morre de fome”? Pois, bem, no Marketing Digital não é diferente. Definir quem é responsável pelas publicações, edição de imagens e o não menos importante gerenciamento de crises, representam a cereja do bolo no projeto.

 Para iniciar, acho que abordar estes 4 ítens já vão proporcionar a execução de um projeto com tranquilidade e que atingirá os objetivos. Claro que tem outrous pontos que devem ser planejados, mas iniciando por estes, você já achou o caminho das pedras para uma campanha bem feita.

 Bom planejamento e sucesso em suas vendas!

Sobre o Autor:

Graduada na área de Tecnologia da Informação, MBA em Gestão Estratégica de Projetos e pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing Digital. Fundadora da NetBusiness Marketing Digital em 2015, que deste então ajuda empresas nas suas vendas com Marketing Estratégico associada à Gestão de Projetos.

Deixe um Comentário