Muitas pessoas tem dúvida em relação a utilização de palavras chaves para o negócio. Dentro do marketing digital, é muito comum este tipo de mapeamento e muitas vezes, não considerar este quesito compromete o desempenho de campanhas pagas e também o posicionamento da marca nos mecanismos de busca. Vou citar alguns benefícios das palavras chaves para o marketing digital:
Melhoria do posicionamento no Google:
Utilizar as palavras chaves em seu site ou blog possibilita uma melhor posição no Google quando a pesquisa feita utiliza o termo exato das palavras empregadas para acionar a marca da sua empresa em uma busca orgânica. Utilizar recursos e regras de SEO em seu site ajuda a otimizar as palavras chaves relacionadas ao seu negócio.
Economia em campanhas de anúncios no Google AdWords:
Para o caso de campanhas pagas, mesmo que você utilize as palavras chaves certas para seu anuncio, o Google irá considerar a otimização do seu site para ranquear seus anúncios publicados. Com isso, você consegue melhores posições dentre os anúncios pagos pagando mais barato pelo clique, e isso representa economia do seu orçamento.
Possibilita encontrar o cliente ideal:
Quem está procurando algum produto e serviço no Google, está praticamente a menos da metade do funil de vendas, ou seja, ele já sabe o que quer, mas está verificando as melhores opções. Estar bem posicionado permite que você ganhe visibilidade em relação aos seus concorrentes e com isso aumenta as chances de fechar vendas.
Este são os benefícios principais que considero importantes na utilização de palavras chaves, mas existem inúmeras outras que podem otimizar suas campanhas de marketing digital gastando menos e com maior possibilidade de conversão. Vou citar agora algumas ferramentas que facilitam a definição e aplicação das palavras chaves para seu negócio:
a) Yoast SEO: Este plugin para quem utiliza sites em WordPress é indispensável para definir suas palavras chaves. Além de qualificar o SEO da sua página, ele indica os pontos de melhoria que devem ser trabalhados para otimizar o uso das palavras chaves aplicadas. O Yoast é eficiente não só para páginas estáticas como para artigos de blog. Você pode encontrá-lo na versão free ou premium, mas a versão free já trás vários benefícios.
b) Planejador de Palavras Chaves do Google: O planejador do Google é imprescindível para a definição de palavras, pois além de mostrar as variações e idéias de novas palavras, exibe também a concorrência e o valor de lance para campanhas patrocinas utilizando estas palavras chaves. Esta ferramenta é gratuita e é integrada ao Google AdWords.
c) Google Trends: O Google Trends permite comparar termos de busca e palavras chaves como também segmentar por região. Uma coisa bacana é que ele te mostra até termos de pesquisa relacionada com a palavra chave procurada. É totalmente gratuito.
d) Google Analytics: O Google Analytics também de fornece uma gama de informações sobre o seu site que podem ser utilizados para melhorar seu posicionamento, como palavras chaves, termos de busca, localização, dispositivos e gênero. A sua utilização é gratuita, mas seu site deve ter um ID e código aplicado para que a coleta de dados possa ser efetuada.
Utilizando estas quatro ferramentas, você poderá otimizar seu site, blog ou anúncios e ter bastante sucesso em suas campanhas de marketing digital. Mas é necessário que você conheça bem a abordagem com o cliente e seu público alvo de forma que você saiba exatamente como seu cliente vai buscar seu produto e encontrar você como fornecedor. Dai a importância do mapeamento de persona para que seu marketing digital seja eficiente.
Caso tenham mais dúvidas sobre palavras chaves, poste nos comentários para que possamos ajudá-lo.
Um abraço!
Deixe um Comentário