Por que os indicadores de marketing são importantes?

Indicadores são importantes para todas as áreas da empresa. E indicadores de marketing digital podem auxiliar na tomada de decisões inteligentes e produtivas para a empresa.

Uma das vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados e poder tomar ações corretivas, preventivas e também criar cenários futuros. O marketing tradicional, apesar de eficiente, não possibilita este tipo de ação. Os resultados são percebidos no feeling, considerando a verba investida, tipo de mídia, região, público alvo, dentre outros. Além disso, no marketing digital é possível segmentar o público alvo de forma que as campanhas atinjam exatamente os potenciais clientes. E a partir destas informações, temos os indicadores.

E por que os indicadores são importantes para minha empresa?

Através dos resultados obtidos, a tomada de decisões em relação à empresa ou determinado produto ou serviço são muito mais precisas. Indicadores refletem a realidade do mercado e também como a marca está sendo vista em relação aos concorrentes. É importante ressaltar que as métricas a serem definidas na geração dos indicadores devem ser compatíveis com o que o mercado demonstra. Utilizar medições mirabolantes podem fazer com que nunca se alcance os objetivos reais, logo, é preciso ter coerência para esta definição.

Outro ponto importante a ser definido nos indicadores são as kpis (Key Performance Indicator), que são os indicadores chaves para se medir o desempenho de algum quesito que será medido. É importante saber definir quais as melhores kpis que irão refletir a realidade da marca no mercado e também aquelas são interessantes para se identificar os diferenciais entre a concorrência.

Como gerar os indicadores?

A princípio, é importante definir quais quesitos serão medidos. No caso do marketing digital, pode-se medir a presença das redes sociais, tráfego do site, dentre outros. O interessante é que estes quesitos contenham todos os indicadores inerentes a eles agrupados de forma organizada. Por exemplo, se o quesito é presença online, dentro dele devem estar agrupados todos os indicadores relevantes de cada mídia social. Isso facilita o entendimento dos relatórios gerados.

E para cada item deste quesito, são definidas as kpis. Voltando o exemplo das mídias sociais, pode-se por exemplo medir o número de curtidas da página, interações com publicações, número de seguidores, dentre outros.

As próprias redes sociais possuem informações que auxiliam na captura destas informações, como o Facebook Insights ou Instagram Insights. O Google Analytics também fornece dados muito precisos em relação ao tráfego, taxa de rejeição, região, dispositivos, etc. O número de informações que podem gerar kpis é grande, e estes dados são muito valiosos para medir se as ações de marketing estão proporcionando os resultados esperados e quais ações podem ser tomadas para melhorar cada vez mais a interação com o público.

Sua empresa possui gestão de indicadores? Conte para a gente nos comentários!

Sobre o Autor:

Graduada na área de Tecnologia da Informação, MBA em Gestão Estratégica de Projetos e pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing Digital. Fundadora da NetBusiness Marketing Digital em 2015, que deste então ajuda empresas nas suas vendas com Marketing Estratégico associada à Gestão de Projetos.

Deixe um Comentário