Como será que o marketing digital ficará nos tempos de pandemia do novo Coronavírus?
Esta é uma pergunta que muitos empresários vêm fazendo desde que o início do surto de COVID-19 e as recomendações de isolamento social. Sabemos que estas ações impediram muitos comerciantes de abrir seus estabelecimentos e venderem seus produtos e serviços. E com o prognóstico econômico nada favorável, a expectativa é que muitas empresas encerrem suas atividades de vez após o fim da epidemia. E onde o marketing digital entra neste cenário?
O marketing digital e as prioridades das empresas durante o Coronavírus
Em 2019, o site Digaí publicou uma matéria que estimava o crescimento do marketing digital em até 12% até 2021. Isto significa que com o sucesso das redes sociais e o número cada vez mais elevado de usuários, escolher anunciar de forma digital acaba se tornando uma tendência, não só para empresas que vendem seus produtos e serviços de forma física, como também para empreendimentos on-line. Isto porque a possibilidade de acompanhar o comportamento do público e a segregação de pessoas com maior potencial de compra é muito maior do que o marketing convencional, além de ter um custo bem menor do que mídias convencionais. E esta assertividade que o marketing digital permite, é fundamental para garantir vendas e também o crescimento do negócio.
Porém, mediante a crise do Coronavírus, investimentos de quaisquer naturezas estão sendo adiados, uma vez que todo recurso financeiro deva ser destinado para os dias mais difíceis que poderão vir. E para algumas empresas, é claro, as ações de marketing, sejam digitais ou convencionais, estão sendo cortadas do orçamento, considerando que o cenário atual não é dos melhores, já que a pandemia do Coronavírus pegou todos de surpresa, principalmente com as medidas rigorosas de isolamento social.
Em contrapartida, manter um posicionamento on-line nas mídias sociais, principalmente no período de quarentena, onde a maioria das pessoas passam o tempo acessando seus perfis sociais, é de suma importância para que o negócio não seja esquecido. Após este período de quarentena, quem esteve em evidência nestes canais, terá maior chance de recuperar o tempo perdido, e, quem sabe, até mesmo conquistar novos clientes, aumentando seu faturamento de forma considerável.
E por que utilizar o marketing digital durante a epidemia de Coronavírus?
Como dito acima, o fator da quarentena e a maior disponibilidade de pessoas acessando as redes sociais podem ser das vantagens de manter os serviços de marketing digital. Mas, se as estratégias desenhadas estiverem bem alinhadas com o objetivo da empresa, o marketing digital pode apresentar diversas outras vantagens, como:
- Segmentação do público-alvo: os anúncios criados e impulsionados podem ser direcionados somente para pessoas com alta probabilidade de compra de determinados produtos ou serviços. Logo a possibilidade de conversão é muito maior
- Custo menor do que a mídia convencional: só ocorre cobrança de anúncio quando um potencial cliente executa alguma interação com a propaganda, seja um clique em determinado link ou o preenchimento de um formulário, contato por Whatsapp, dentre outras. Com isto, um anúncio bem segmentado pode render boas conversões com um valor bem em conta para a empresa
- Possibilidade de propaganda orgânica: as postagens orgânicas também podem ser ótimos meios de propaganda e fortalecimento da marca, e o melhor: é de graça. Claro que para um post orgânico ganhar visibilidade, ele deve atender as expectativas da audiência levando um conteúdo relevante. E é aí que entram as estratégias de marketing digital citadas acima
- Posicionamento da marca: principalmente em um período inusitado, como a pandemia de Coronavírus, é interessante que as empresas se posicionem em relação a situação do país e do mundo. Esta é uma forma de fortalecer a marca e ser lembrado no momento da decisão de compra do cliente.
Existem muitas outras vantagens na utilização do marketing digital. Estas são as principais para que a empresa possa se manter presente no mercado, que mesmo sofrendo instabilidades, ainda comtempla potenciais compradores. E poder atingir pessoas com seus produtos e serviços gerando vendas, se tornou uma grande vantagem competitiva para a economia atual.
Lições do Coronavírus para o marketing digital e mercado
Historicamente, é comprovado que sempre depois de crises surgem não só boas ideias, mas também um grande crescimento de diversos nichos em um curto espaço de tempo, justamente para recuperar o tempo que foi perdido. E com certeza, com a pandemia do Coronavírus não será diferente. As compras realizadas de forma on-line, sejam por sites ou aplicativos nunca estiveram em tamanha evidência como neste período em que o contato físico é extremamente restrito. De repente, lojas que ficaram com estoque parado durante a quarentena podem optar por vender on-line. Novas empresas podem surgir, pois também ficou evidente que uma reunião, por exemplo, pode ser feita na sala de estar dos participantes que estão em diferentes partes do mundo, bastando ter uma conexão com a internet e um aplicativo de comunicação.
Este é o momento em que a tecnologia pode dar um grande salto e negócios na internet serão lançados quase que diariamente. E para quem quer inovar, o marketing digital é uma excelente ferramenta de divulgação e geração de vendas, não só para quem vai iniciar uma carreira empreendedora como quem já está no mercado quer fortalecer sua presença digital, uma vez que nos dias atuais, quem não está na internet ainda é considerado anônimo.
Quem sabe este período de quarentena não seja o momento de empreendedores repensarem suas estratégias e utilizar as mídias sociais e internet em favor de suas empresas? O importante agora é manter a serenidade e buscar soluções práticas e inteligentes, pois quando a tempestade do Coronavírus passar, grandes oportunidades vão surgir para quem acredita em tempos melhores e quem tem disposição para recomeçar.
Deixe um Comentário