É sempre comum a gente ouvir aquele velho jargão “é na crise que surgem novas idéias“. Mas se pararmos para pensar, esta é uma afirmação de muitas verdades. Tomando por exemplos cidades que foram arrasadas pela 2ª Guerra e posteriormente se tornaram potências, notamos que sair da zona de conforto nos alavancam para um horizonte muito mais produtivo. Costumo comparar estas situações ao estilingue, aquela velha “arma de caça” das crianças de antigamente: quanto mais você recua a pedra, mais longe será seu destino.
E com a chegada do ano novo, tomei a liberdade de falar um pouco sobre empreendedorismo. Acredito que a primeira característica de ser um empreendedor, e que vem na frente até mesmo da criatividade é ser corajoso. Principalmente com a crise que assola o país desde meados de 2014, é muito difícil tomar a decisão de deixar um emprego “seguro” para ser seu próprio patrão e arriscar um negócio que pode dar certo ou não. Com isso, quem optou por ter sua própria empresa ou foi porque perdeu seu emprego e teve dificuldades de encontrar outro a altura ou porque resolveu que este é o momento. Podemos considerar que ambos são corajosos, pois não é nada fácil ser patrão de si mesmo.
Ser empreendedor é ser corajoso o suficiente para apostar que seu negócio vai dar certo e entrar de cabeça no planejamento, é ser estudioso, para aprender não só como administrar seu negócio como mantê-lo sempre atualizado e compatível com o mercado, é ser observador da concorrência, é estar sempre disposto para trabalhar fora de hora e assumir várias atividades, e também ser abnegado de alguns luxos, que inicialmente poderão ser cortados. Considerando estas características, eu sempre qualifico a coragem em primeiro lugar, pois quase sempre você não tem noção do que te espera durante sua trajetória.
Em contrapartida, acreditar e dedicar ao seu negócio próprio é extremamente importante para fazê-lo crescer. Lembre-se que nenhum trabalho é em vão e que, quanto menos esperar, você poderá estar ganhando “o primeiro milhão da sua vida“.
De acordo com algumas pesquisas, a tendência é de que o número de empreendedores e novas empresas cresçam bastante nos próximos tempos. Por isso, é importante não manter o foco na crise e sim nas oportunidades que ela pode trazer. Uma oportunidade que pode surgir é a nova medida do governo de liberar o saque do FGTS de contas inativas. Este dinheiro inesperado poderá servir de capital de giro e investimento para muitas novas empresas que virão.
Se acha que este é o momento de empreender, crie coragem, se planeje e vá fundo em suas idéias. Não esqueça do planejamento de marketing e de que você pode explorar o marketing digital para alcançar seu público e consolidar sua marca de uma maneira constante e com um custo bem acessível.
A Net Business está a seu inteiro dispor para ajudar você a planejar seu negócio e acompanhá-lo na caminhada rumo ao sucesso. Entre em contato conosco e vamos conversar.
Um Feliz 2017 e muito sucesso no seu negócio!
Deixe um Comentário