Datas comemorativas: quando e como utilizar?

Dentro do marketing de conteúdo já sabemos que existem diversas possibilidades dentro de cada nicho para explorar a produção de conteúdo. E a utilização de datas comemorativas é uma delas. As datas comemorativas servem não só para lembrar momentos importantes referentes ao negócio como também marcar presença nas mídias sociais. Outra vantagem de explorar essa estratégia é criando um conteúdo mais denso utilizando o viés de alguma data importante para o negócio. Mas uma coisa importante na hora de utilizar datas comemorativas, e que pode ser até um tanto polêmica, é utilizar datas que realmente são inerentes ao negócio e que vão gerar relevância para a persona. É sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Qualquer data comemorativa é importante?

Existem datas que são universais e realmente não devem passar em branco, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, dentre outras. Porém cada nicho apresenta uma variedade de datas comemorativas que podem agregar valor e gerar um conteúdo bacana. O nicho de gastronomia, por exemplo, pode explorar diversas datas comemorativas referentes a pratos, que podem gerar conteúdos para aguçar a vontade de consumo. Datas comemorativas profissionais também são legais de serem utilizadas, criando um estreitamento com pessoas daquela profissão e gerando empatia e respeito.

Porém, existem algumas datas que envolvem temas sociais, comportamentais e até mesmo políticos que podem resultar impacto negativo por parte do público alvo, que pode não entender o posicionamento da marca em relação àquele tipo de comemoração. Por isso, até mesmo as datas comemorativas devem seguir os padrões da persona para não causar uma “má impressão” aos seguidores e clientes.

É claro que muitas empresas podem sim explorar datas sociais ou afins e se posicionarem a respeito. Mas é importante estar preparado para a recepção do público em relação a essas postagens. Se a persona for mais conservadora e marca deseja comemorar uma data que, teoricamente, não se enquadra ao comportamento do cliente ideal, ela precisa se planejar para responder não só às ações da persona, que pode até mesmo resultar em perda de engajamento.

Portanto, usar datas comemorativas de forma aleatória, pensando em gerar visualizações, ou simplesmente para aproveitar uma hashtag de grande repercussão ou até mesmo passar uma impressão “descolada” pode não ser tão interessante. O ideal é mapear as datas com antecedência, mantendo sempre o foco na persona e não no momento que a data comemora.

5 dicas para mapear datas comemorativas relevantes para o negócio

1º) Utilize calendários de datas comemorativas para garantir as melhores comemorações para o seu negócio. No próprio Google é possível buscar calendários não só com datas relevantes como também datas específicas para cada nicho.

Verifique se as datas sugeridas estão de acordo com o perfil da sua persona. Existem datas que podem ser polêmicas e de certa forma causar uma “decepção” ao seu cliente. Portanto, analise seu cliente e se aquela comemoração é interessante para ele.

2º) Para alguns nichos que possuem regulamentações, é importante verificar se as datas comemorativas podem ser divulgadas. Alguns órgãos possuem certas limitações sobre o assunto abordado, resultando em prejuízos para a imagem da marca. Veja se aquela data pode ser exibida e se o conteúdo pode ser explorado, principalmente nas legendas dos posts.

3º) Se a data é relevante para seu negócio e para a sua persona, além de ter curiosidades em torno dela, explore as copys dos posts com um aprofundamento sobre o acontecimento. Isso desperta o interesse do leitor, criando proximidade e engajamento.

4º) Algumas datas podem ser exploradas de forma positiva, como por exemplo o “Dia do Telefone”. Se seu negócio atende por esse canal, vale um post lembrando sua persona de utilizar o telefone para entrar em contato com você.

5º) Não abuse das datas comemorativas. Escolha aquelas que mais se adequam ao seu negócio e que vão despertar o interesse do seu cliente ideal. Mantenha em seu calendário as datas comemorativas universais e as datas importantes para seu negócio.

As datas comemorativas, quando utilizadas corretamente, podem render um bom engajamento e uma exposição positiva para marca. Então mapeie suas datas com todo carinho e surpreenda sua persona com posts de relevância. Dai para frente, é só monitorar o posicionamento de seus clientes e colher bons resultados.

Sobre o Autor:

Graduada na área de Tecnologia da Informação, MBA em Gestão Estratégica de Projetos e pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing Digital. Fundadora da NetBusiness Marketing Digital em 2015, que deste então ajuda empresas nas suas vendas com Marketing Estratégico associada à Gestão de Projetos.

Deixe um Comentário