A melhor forma de se acabar com o medo de algo é conhecê-lo melhor. Desta forma, todas lendas e mitos que estão em torno da tal assunto são desmentidos. E com o marketing digital não é diferente.
Fantasmas, monstros, criaturas das trevas. Os tipos de medos são diversos. Sem contar quem tem medo de chuva, animais, altura e por ai vai. Aproveitando o clima de Halloween, vamos falar hoje sobre medo do marketing digital. E podem acreditar que tem muitas pessoas que estão deixando de aumentar seus lucros por medo das redes sociais, de como a imagem da empresa será retratada e diversos outros fatores. Vou citar alguns, os mais comuns que vemos em nossos clientes:
- Medo das redes sociais: Muitas pessoas têm medo da exposição de sua marca nas redes sociais. O receio maior é de uma repercussão negativa envolvendo o seu negócio. Principalmente quando falamos em crise. Nestes casos, o medo de não saber o que fazer quando o cliente reclamar (se reclamar) e a situação tomar proporções estratosféricas, comprometendo todo o negócio;
- Medo de não saber lidar com seu público: Muitos clientes têm receio de como abordar o público de uma forma satisfatória, e por incrível que pareça, tem medo da opinião dos clientes em relação à sua empresa.
- Medo de gastar dinheiro a toa: Este é o dos tipos mais comuns. As pessoas ouvem “causos” de empresas que gastaram milhares de reais em marketing digital e não tiveram nenhum retorno. E pior, tiveram que voltar para a panfletagem, que é muito mais eficiente. Lenda urbana do marketing digital.
- Medo de não saber praticar o marketing digital: Este está entre os top 10. Marketing digital é difícil, tem muitos processos, e implantar isso vai gastar tempo e dinheiro. Além disso, é possível que se algum processo falhar, todo o trabalho estará seriamente comprometido.
E como acabar com o medo do marketing digital?
A melhor forma de se acabar com o medo de algo é conhecê-lo melhor. Desta forma, todas lendas e mitos que estão em torno da tal assunto são desmentidos. E com o marketing digital não é diferente. Como todo processo empresarial, o marketing digital também precisa de planejamento. São várias atividades concatenadas que ao final trarão os resultados pretendidos. É trabalhoso, mas os frutos colhidos valerão muito a pena. Desmistificando os medos citados acima, podemos, de início, dizer que tudo requer planejamento. E é justamente nesta fase em que todos os riscos e possíveis problemas serão mitigados. No caso do público alvo e redes sociais, é importante conhecer sua persona e saber para quem você está vendendo. Cliente reclamou? Tenha um plano de crises e saiba lidar com ela de forma pacífica e conciliadora, surpreendendo seu cliente.Avaliações de clientes são oportunidades, pois, fazem com que possamos melhorar nossos serviços e produtos cada vez mais e superar a concorrência.
Ter uma boa gestão de marketing de conteúdo com desenvolvimento de materiais que geram valor ao público alvo, traz engajamento e certa economia, pois você consegue divulgar sua marca de forma orgânica.
No caso de campanhas patrocinadas, você só paga se houver cliques em seu anuncio e se estes forem bem estruturados, é possível conseguir um valor menor por clique, fazendo sua verba render e alcançar mais pessoas. E não menos importante, é que estas campanhas são direcionadas para quem realmente é potencial cliente.
E por fim, desculpem a redundância, mas planejar, mapear seu cliente, como você pode ajudá-lo e definir estratégicas de atendimento e divulgação, acaba de vez com o mito da dificuldade de implantação do marketing digital em seu negócio.
Travessuras ou gostosuras? Vendas.
Deixe um Comentário