Com os avanços tecnológicos e de conectividade, a interação entre usuários e utilização destes recursos para facilitar o dia-a-dia estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas. Com o lançamento de smartphones, cujas plataformas trazem uma gama de possibilidades, a produção de aplicativos está cada vez maior, sejam eles pagos ou gratuitos.
As lojas de apps como Google Play e AppStore oferecem uma gama de aplicativos que, basicamente, são divididos em aplicativos pagos, onde o usuário necessita adquirir uma licença para utilização, seja ela com pagamento único ou mensal; os aplicativos com versões trial e full, que disponibilizam uma versão gratuita como degustação, induzindo o usuário a adquirir uma versão paga para acessar todo o conteúdo oferecido; os aplicativos gratuitos, que geralmente são os mais procurados para download; também existem os aplicativos gratuitos que oferecem um serviço pago por trás, como é o caso de apps de delivery de comidas e corridas de veículos particulares; e ainda os oferecidos a clientes específicos, como bancos e convênios médicos. E com certeza existem outras modalidades não citadas.
Para quem geralmente trabalha com tecnologia e tem um espirito empreendedor, sempre bate a dúvida: vale a pena investir em um aplicativo? Vale sim, vale muito a pena. Porém, como todo negócio, é preciso planejar, e para este caso em específico, a ideia da funcionalidade principal do aplicativo deve ser única e oferecer ao usuário algo que facilitará e muito sua rotina. Aplicativos que funcionam off-line, tendem a ter mais downloads, pois nem todo usuário possui plano de pacote de dados.
No caso específico dos aplicativos gratuitos, o retorno financeiro vem dos espaços publicitários oferecidos a terceiros. Quanto mais downloads e popularidade o app tem, mais caro é o seu espaço de propaganda, que geralmente são contratados por grandes empresas. Porém, para estes casos é preciso ter cuidado para não poluir o aplicativo e sua usabilidade com propagandas, o que acaba entediando o usuário, que consequentemente irá remover o aplicativo de seus dispositivos.
Além das funcionalidades, modalidades de cobrança do usuário e publicidade, existe um ponto muito importante que são as atualizações de conteúdo e funções. Por isso, é importante acompanhar as opiniões que os usuários deixam nas lojas, pois são elas que irão direcionar as melhorias que app necessita para ganhar diferenciais sobre outros, que até mesmo abordam a mesma função.
Para quem quer empreender na área de aplicativos, saiba que o mercado é promissor e sempre existe espaço para todos. A gama de possibilidades de se ganhar dinheiro com um app é enorme, mas, como todo negócio, deve-se ter planejamento, definição do público alvo e ficar sempre antenado nas melhorias e tendências. O foco é se destacar dentre os demais e ganhar a apreciação do usuário. Sempre!
Um abraço!
Deixe um Comentário