Quando se inicia a produção de conteúdo, é muito comum ter dúvida sobre quais formatos geram maior engajamento e atração do público. De fato, conteúdos em vídeo trazem mais visualizações e engajamento do que conteúdos escritos ou gráficos. Mas mesmo com esse pensamento, é preciso gerar um formato de conteúdo compatível com a persona que foi definida no momento das estratégias de conteúdo. Isso porque cada tipo de persona consome um conteúdo em formatos distintos além de muitas terem uma preferência pelo tipo que será acessado e até mesmo a rede social que costuma acessar mais. E é sobre esse assunto que vamos falar no decorrer deste artigo.
Relação entre redes sociais, tipo de conteúdo e persona
Todo mundo tem uma rede social de preferência, e com exceção do Youtube, que oferece conteúdos de 90% de vídeos aproximadamente, redes como Instagram, Facebook e até mesmo o Linkedin permitem publicações de diversos formatos. E um fato interessante que ocorre é que, mesmo que a persona tenha uma rede de preferência, ela pode tanto assistir a um vídeo como ler um texto ou ser direcionada por um blog. O importante é garantir que esse conteúdo esteja compatível com as necessidades a procura da persona.
Exemplificando, o Linkedin é uma mídia social com um perfil bem profissional e de negócios, tanto para quem deseja buscar oportunidades ou trocar experiências como para propor negócios entre empresas para transações B2B (business to business). E nota-se que a persona que possui preferência pelo Linkedin consome não só conteúdos em vídeo, mas também muitos conteúdos em textos, como artigos e blogs. Então, quem vai utilizar o Linkedin para atingir sua persona, deve ter em mente que também precisa produzir artigos para gerar engajamentos.
Outro formato de conteúdo que está crescendo bastante no mercado é o podcast. Além de ser um conteúdo de fácil consumo por ser somente uma mídia em áudio, sua popularidade vem crescendo entre a audiência que deseja saber sobre notícias, assuntos relacionamentos a mercado e negócios. É muito comum que os podcasts sejam ouvidos no carro durante o trajeto entre trabalho residência, o que não ocorre com os vídeos.
Enfim, no momento da elaboração da estratégia de marketing de conteúdo não basta só definir o formato, mas antes é necessário selecionar a rede social mais adequada ao tipo de negócio e, principalmente, a persona que vai representar o cliente ideal, pois seu comportamento nas redes sociais é que vai direcionar a melhor estratégia de conteúdo.
Portanto, o planejamento é a base para o sucesso do marketing de conteúdo. Quanto mais detalhado for, maior a probabilidade de sucesso e um trabalho menos árduo na produção de conteúdo. Fica a dica!
Deixe um Comentário