A persona é o elemento mais importante do marketing de conteúdo. Isso porque é ela quem vai nortear todo o trabalho da produção de conteúdo, desde o planejamento da pauta editorial ao formato e redes sociais que serão utilizadas pelo negócio.
É muito comum confundir persona com público alvo. Mas apesar de terem sentidos semelhantes, são elementos diferentes, mas que podem trabalhar em conjunto:
- Público alvo: É o nicho de pessoas que podem comprar produtos e serviços. O público alvo pode ser delimitado por perfis, região, idade e até mesmo renda. Um exemplo prático é uma empresa que vende produtos para mulheres que são mães, que residem em Minas Gerais e São Paulo, que possuem idade entre 20 a 40 anos e possuem renda mensal de até R$ 5.000.00.
- Persona: É uma representação do cliente ideal que faz parte do público alvo. A persona tem um nome, idade, moradia, possui gostos, hobbies, profissão e o mais importante, uma dor que precisa de solução. Como exemplo e seguindo o anterior, temos a Renata, 30 anos, arquiteta, mãe de 02 filhos, gosta de notícias e assuntos sobre maternidade e busca passar mais tempo com os filhos. Logo, ela precisa de uma solução que permita a ela trabalhar em casa mantendo sua produtividade, mas ao mesmo tempo cuidando dos filhos e acompanhando o desenvolvimento deles.
Viu a diferença? Com o mapeamento da persona, é possível criar um conteúdo relevante para atingir a pessoa no que ela precisa e demonstrando para ela como seu produto e serviço pode ajudar a resolver a dor que ela possui. Continuando no exemplo, a Renata pode buscar cursos sobre empreendedorismo ou consultorias especializadas para que ela possa exercer sua profissão de forma independente, sendo dona de sua própria empresa, possibilitando que ela tenha seus ganhos trabalhando em casa e ao mesmo tempo passando mais tempo com os filhos. Agora, dentro do conceito de público alvo, quantas “Renatas” existem dentro de um nicho?
A persona é uma verdadeira bússola para a implantação do marketing de conteúdo, não só para otimizar a produção de informações que realmente são relevantes para o que o cliente ideal precisa, mas também para demonstrar empatia, aproximando marca e cliente. Através do mapeamento da persona, é possível demonstrar ao futuro cliente que a marca entende seus problemas e está disposta a ajuda-la na solução de maneira prática, o que proporciona uma boa experiência de compra para o cliente.
Outro ponto importante da persona no marketing de conteúdo é manter a jornada do cliente muito mais eficiente, informando e nutrindo o futuro cliente com informações relevantes, gerando um relacionamento que facilita a conversão quando o mesmo chegar ao fundo de funil.
Existem muitos métodos para definir a persona, e dentre elas, a pesquisa de mercado, que é uma estratégia muito interessante para entender a realidade do cliente e direcionar conteúdo de qualidade para ele. Além disso, conteúdo relevante melhora o posicionamento orgânico no Google.
Portanto, mapear a persona e ir refinando suas características nos processos de melhoria contínua é o passo principal para o sucesso do marketing de conteúdo. Fica a dica!
Deixe um Comentário