Muitas vezes ouço expressões do tipo “Meu negócio não é on-line. Marketing Digital não vai funcionar pra mim.” ou ainda “Minha loja é simples e pequena. Não precisa estar na internet”. Se você tem este tipo de pensamento, digo que está redondamente enganado. O marketing digital pode ser aplicado a qualquer tipo de negócio, um salão de beleza, um pet shop, uma papelaria, até mesmo uma barriquinha de cachorro-quente. Por mais simples que você possa achar que é o seu negócio, pode ter certeza que o marketing digital poderá te ajudar, e melhor ainda: segmentar seu público-alvo. Mas agora a grande pergunta: como fazer isso?
Vou utilizar um exemplo. Algo que vai te dar uma ideia para você aplicar hoje na sua empresa. Vamos pensar que você tenha um pet shop (amo animais) em seu bairro. Além dos serviços de banho e tosa, sua loja também vende rações e acessórios para cães e gatos. A princípio, você enxerga seu negócio como local, atendendo somente as pessoas da sua região. Como você não vende pela internet, acredita que o marketing digital não se aplica ao seu negócio. Mas agora vem a grande sacada do marketing digital, e vou te mostrar como você pode implementar este tipo de divulgação para conseguir mais clientes.
Primeiramente, você pode (deve, na verdade) cadastrar seu estabelecimento no Google Meu Negócio. É rápido e grátis. O Google Meu Negócio permite que pessoas na sua região achem sua loja de forma eficiente, utilizando um simples smartphone. Além de mostrar como chegar à sua loja, também informa telefone, horário de funcionamento, classificação de clientes e demais informações importantes. Este é o passo 1 para você colocar seu negócio na internet.
O passo 2 é criar uma fanpage no Facebook, Instagram ou outra rede social que atraia bastante pessoas. O objetivo desta página é mostrar seus produtos e serviços, publicar dicas que vão gerar valor ao seu público alvo, promoções em andamento e demais assuntos pertinentes ao seu negócio. Esta é uma das estratégias utilizadas no marketing digital para fortalecer sua marca e gerar visibilidade.
No passo 3, sugiro a criação de um blog, onde você poderá turbinar ainda mais a relação com a sua persona, levando assuntos que vão trazer benefícios para ela, e melhor ainda: levá-la até a sua loja.
Observe que estas 3 estratégias citadas não vão de custar nada, além de possibilitar que você atinja o cliente ideal para seu negócio. Com estas 3 dicas, quero propor um teste: inicie estas ações em seu negócio, seja ele qual for. Tenho certeza que você sentirá a diferença sobre seu posicionamento na internet e provavelmente terá novos contatos e até mesmo clientes. E ai sim, verá que o marketing digital também é para você.
Uma sugestão que deixo, após você iniciar as ações acima, é pensar em campanhas e anúncios patrocinados posteriormente. Estes tipos de divulgação no marketing digital trazem ótimos resultados, porém é necessário investimento financeiro. Mesmo que a verba destinada a estas campanhas não seja grande, é interessante planejar e já ter um posicionamento legal para que estes anúncios sejam eficientes e não gaste seu dinheiro antes de cumprir o objetivo deles. Se for o caso, contrate um consultor de marketing digital para uma mentoria sobre como você mesmo pode criar ótimas campanhas com a maior economia possível.
Faça este testes e poste seus resultados nos comentários abaixo, ok?
Um abraço a todos!
Deixe um Comentário