Vale a pena fazer um teste com o marketing digital e analisar os resultados obtidos em seu negócio. Porém, é importante que se tenha um planejamento estruturado de como manter uma presença on-line efetiva para sua marca.
Desde que começaram as eleições, as hashtags #elesim e #elenao estão em alta nas redes sociais. Mas deixando de lado as ideologias políticas e focando sempre no negócio que gerimos no momento, é muito comum surgir a dúvida: utilizar ou não o marketing digital para minha empresa?
Como já escrevi anteriormente no artigo Marketing Digital para Todos, qualquer nicho de negócio, seja ele com realização de transações on-line ou não, pode utilizar os meios digitais para propagar seu negócio. É importante lembrar que ter uma presença digital, principalmente nas redes sociais, ajudam a fortalecer a marca. Deixarei aqui um exemplo bem interessante: Recentemente, fizemos uma campanha de e-mail marketing para um cliente e a ferramenta utilizada não só contabilizou os e-mails que foram abertos, como também mostraram os links referentes ao negócio que foram clicados. O modelo de e-mail utilizado tinha links para as redes sociais e também para o site, mas para nossa surpresa, os links mais utilizados para se conhecer a empresa foram as redes sociais. Aproximadamente 70% dos destinatários que receberam o e-mail, abriram e demonstraram interesse pela oferta consultaram primeiramente os perfis de redes sociais, especialmente Facebook e Instagram e os outros 30% optaram por consultas ao blog e site. Este exemplo foi muito importante para notarmos que uma presença nas redes sociais pode fazer a diferença na hora em que o cliente decide se vai fechar negócio ou não.
Por outro lado, utilizar o marketing digital pode exigir alguma dedicação da empresa para a produção de conteúdos relevantes e regulares para o público alvo. E é justamente por estas dificuldades que alguns empresários aderem ao #elenao quando se fala em implantar estratégias de marketing digital.
Fazer o planejamento de marketing como um todo é importante para definir quais estratégias serão aplicadas com uma previsão dos resultados obtidos através das mídias sociais. E uma das vantagens do marketing digital é a possibilidade de previsão e mensuração dos resultados já obtidos.
Antes de implantar marketing digital na sua empresa, é importante pontuar algumas ações para que tudo o que for utilizado traga os resultados esperados:
- Definir quais redes sociais serão utilizadas para seu negócio: apesar de termos disponíveis vários tipos de mídias sociais, nem todas são voltadas para determinados nichos. O Pinterest, por exemplo, não seria indicado para um escritório de advocacia, por exemplo. Mas de antemão, uma página no Facebook e Instagram, que são as mídias mais populares da atualidade, já são bem eficientes para o fortalecimento da marca;
- Definir o tipo de conteúdo que será postado e a relevância dele para o público alvo: não basta simplesmente criar posts aleatórios e diários para as mídias sociais, se o conteúdo não despertar o interesse do seu público alvo. O conteúdo deve trazer algo de valor para o seu futuro cliente, atrelado às soluções que sua empresa pode oferecer;
- Não menos importante, é periodicidade: se seu conteúdo despertou o interesse do público alvo, ele ficará à espera de novos conteúdos em seus canais de comunicação. Se postou um conteúdo extremamente atrativo e depois não postar mais nada, seu pública acabará se desinteressando pela sua marca.
Todas estas premissas acima devem estar no seu plano de marketing, pois elas irão te guiar em todas as estratégias a serem executadas ao longo do seu funil de vendas. É importante também lembrar que o marketing digital começa desde o topo do funil até o fundo, logo, para cada etapa do funil de vendas, as estratégias de conteúdo são distintas.
E aí? Vai optar pelo marketing digital? Faça uma experiência, crie estratégias e implemente em seu negócio. Poste o que achou nos comentários, se para você, marketing digital merece #elesim ou #elenao.
Deixe um Comentário