Nunca se viu uma eleição tão popular nas redes sociais. Cada candidato utiliza uma estratégia diferente com grandes resultados. Apesar do resultado final vir somente dia 28/10, já podemos tirar grandes lições com aqueles que souberam aproveitar o Inbound Marketing para fazer campanha. Confira!
O assunto do momento são as eleições. Desde o início de outubro, vemos somente propaganda eleitoral, disputas entre esquerda e direita, hashtags como “ele sim” e “ele não”, e por aí vai. Sem contar as fake news, assunto que nunca foi tão badalado como agora. Mas tirando as preferências políticas, muito podemos aprender sobre como o marketing digital foi utilizado por ambas as partes para conseguir o objetivo final, que é ganhar as eleições.
Recentemente, o professor de marketing digital do site Gestor de Marketing, Olímpio Araújo Júnior, apresentou um vídeo muito interessante em seu canal no Youtube sobre as campanhas de dois candidatos à presidência: Jair Bolsonaro e Cabo Daciolo. Ambos souberam aproveitar muito bem as mídias sociais para suas campanhas. No caso específico do Cabo Daciolo, a intenção dele era ficar conhecido, o que acabou dando certo, pois com seus jargões bíblicos e sua postura polêmica, acabou conquistando a atenção de muitos brasileiros, que sempre se lembrarão dele, considerando que o orçamento de campanha dele foi muito baixo. Agora, quanto ao Jair Bolsonaro, podemos ressaltar que seus marqueteiros fizeram a lição de casa e seguiram muito bem as boas práticas do marketing de conteúdo.
Vamos voltar ao ano de 2014, nas últimas eleições presidenciais. Quase ninguém conhecia Jair Bolsonaro, pouco se falava dele. Quando ele começou a ficar conhecido, houve muitas polêmicas por suas falas agressivas e referências à ditadura militar. Mas na verdade, isto já foi estratégico para que ele se apresentasse ao país, mesmo com uma imagem negativa. Posteriormente o discurso foi mudando e de repente, está ele candidato a presidência. Vamos pontuar de forma sucinta algumas estratégias que identificamos em sua trajetória de marketing:
- Apresentação: Como ele não era conhecido, acabou marcando sua presença de uma forma um tanto quanto inusitada. Mesmo que de forma negativa, a população descobriu que Jair Bolsonaro existe;
- Público alvo: Ele conseguiu identificar entre os milhões de brasileiros quem teria o perfil de um eleitor seu. Com certeza, isto foi feito a base de pesquisas e mais pesquisas, porém foram muito bem estruturadas, pois ele conseguiu criar a persona ideal para seu objetivo;
- Educação de mercado: Esta estratégia foi a cereja do bolo. Com a persona criada, ele foi fazendo um processo de educação da população, que fez despertar uma visão de necessidade de mudança. Todo o conteúdo elaborado e disseminado por ele atingiu a persona justamente na dor dela, o que ela precisa com urgência. Este marketing de conteúdo efetuado permitiu não só que os brasileiros tivessem uma outra visão de quem ele é, como também despertou a necessidade de tê-lo no poder.
- Engajamento: Este é fundamental, pois ele não adquiriu eleitores e sim seguidores fiéis, que hoje fazem a campanha nas redes sociais, principalmente o Facebook, de forma totalmente orgânica. Numa visão empresarial, é mundo perfeito, pois os custos de anúncios são mínimos.
Podemos observar que todas as estratégias foram utilizadas com maestria, mas também é importante lembrar que ele não começou sua campanha ontem. Podemos considerar que ele iniciou suas estratégias de Inbound Marketing há 4 anos atrás, o que permitiu que no momento oportuno, os resultados do trabalho vieram com muita positividade.
No caso de empresas, vale ressaltar que as estratégias de marketing de atração e conteúdo trazem resultados fantásticos, mas é também um trabalho que requer planejamento, persistência para a produção de conteúdo, paciência, para que venha o engajamento e o mais importante: monitoramento. A vantagem do marketing digital é a possibilidade de mensuração de resultados. Logo monitorar e definir indicadores e metas para seu marketing de conteúdo é fundamental para que sua estratégia dê certo. Enquanto isso, vale também utilizar o Outbound Marketing para fortalecer suas ações de marketing de conteúdo. E quanto menos se esperar, o engajamento será tal qual o do Bolsonaro.
Abaixo seguem os links dos vídeos do professor Olímpio sobres as estratégias dos dois candidatos. Se gostou deste artigo ou gostaria de saber mais sobre outro assunto, deixe seu comentário.
O Marketing do Cabo Daciolo – O que podemos aprender: https://youtu.be/Bu0EigBmads
O Marketing do Bolsonaro – O que podemos aprender: https://youtu.be/cEPp412g4qQ
Deixe um Comentário