O Facebook é a rede social mais popular da atualidade e para maioria dos participantes representa uma forma de relaxar, saber as novidades e interagir com os amigos. Mas se o Facebook é uma rede de relacionamentos de pessoas, como pode gerar vendas?
Na verdade, o Facebook é como uma revista, todos acessam para ter noticias de amigos, celebridades, atualidades e por ai vai. E como toda revista, muitas vezes você se depara com um post anunciando alguma coisa. Mas o interessante, é que quase sempre o que é anunciado para você, é algo que te interessa. Como em uma revista feminina trazer um anúncio de maquiagens, por exemplo. Isso é mágica? Como o Facebook pode saber do que gosto?
Aí é que entra o “pulo do gato” do anunciante. Ano passado fiz um post sobre a importância de segmentar o público alvo para seu negócio. Vale lembrar que o Facebook guarda informações de milhares e milhares de pessoas que participam da rede, e estas informações são extremamente relevantes no momento da criação do público para determinado anúncio. É possível segmentar seu público desde as informações mais básicas como localidade, sexo e idade, desde a interesses de entretenimento, estado civil, profissão e renda. Por isso ressalto a importância do desenho da persona, saber exatamente quem é o seu potencial cliente. Se antes de criar um anúncio, você tiver seu público muito bem definido, maiores as chances de você gerar vendas pelos seus anúncios.
Vou dar um exemplo prático: imagine que você tem uma loja de roupas infantis. Dai, quando você segmenta seu público alvo, você pensa que tanto homens e mulheres podem comprar seu produto, independente de terem filhos ou não. Dai seu anúncio recebe um público amplo, e pela qualidade de seus anúncios e fotos, você conquista muitas curtidas de mulheres solteiras sem filhos. Seu post pode ter gerado um impacto e atingiu umas 1000 pessoas, mas não gerou vendas, porque mulheres solteiras sem filhos não vão comprar roupas infantis. Até podem presentear alguma criança, mas não é o público ideal. Dai você muda a segmentação. Utiliza o mesmo anuncio, mas segmenta mulheres em determinada faixa etária e com filhos. Seu público pode diminuir, vamos supor umas 100 pessoas, mas destas 100, 10 visitam seu site e 3 finalizam uma compra. Mesmo que você ache que o resultado foi pequeno, o Facebook te ajudou a vender e o que é melhor: dependendo dos valores das compras, o custo desta campanha já foi resgatado ai!
Dei somente um exemplo básico, mas saber utilizar o Facebook e principalmente, dimensionar seu público, pode ser uma grande estratégia para gerar vendas e com um custo bem acessível. E o melhor é que não é uma ferramenta restrita somente a quem vende pela internet. Negócios locais também podem lucrar bastante com campanhas patrocinadas. Além disso, há vários recursos como pixels de conversão , acompanhamento e estatísticas que podem auxiliar a medir e localizar o público ideal para seu negócio.
Se você quer anunciar no Facebook sem perder dinheiro e atingir o público ideal para seu negócio, a NetBusiness desenha toda sua campanha, desde a persona até a criação do anúncio, além de monitorar seu orçamento e resultados.
Um abraço a todos empreendedores!
Deixe um Comentário