Campanhas no facebook ainda são muito eficientes para promover , engajar e gerar conversões. Saiba mais.
Quem utiliza as redes sociais tem um leve sentimento de que o Facebook está perdendo forças e que um dia pode acabar. Em contrapartida, o Instagram está ganhando um espaço imenso, conquistando titulo de queridinho do público. Mediante este feeling, ainda vale a pena fazer campanhas patrocinadas no Facebook? Por incrível que pareça, dizemos que vale. E vale muito.
O acontece com o Facebook é que o algoritmo de exibição e posts está cada vez mais exigente e voltado para conteúdo relevante. Observa-se que os posts orgânicos estão com uma visibilidade bem reduzida, até mesmo para quem é curtidor da página. Mesmo o feed de notícias já possui mecanismos que mostra os posts dos seus amigos mais relevantes. Para quem gosta de anunciar no Facebook Ads, isso pode desanimar um pouco, porém, para anúncios, o Facebook pode ajudar a impulsionar as vendas. E por incrível que pareça, o algoritmo utilizado faz uma gestão bem inteligente do público alvo, orçamento e exibição dos anúncios patrocinados. Desta forma, a eficiência das campanhas aumenta muito e engajam bem mais do que as campanhas do Instagram, que podem ser criadas pelo mesmo editor do Facebook.
Para empresas que estão anunciando a primeira vez no Facebook, o algoritmo é um grande aliado na configuração do público alvo. Através de pesquisas no Audience Insights, é possível encontrar pessoas potencialmente interessantes para o seu negócio, segmentadas por região, gênero, idade, nível educacional dentre outras variáveis. Aí é só deixar que o algoritmo trabalhe em favor da campanha e encontre pessoas chaves para exibir o anúncio. Além de exibir para este público chave, o algoritmo também otimiza o orçamento determinado, exibindo para o maior número de pessoas possíveis pelo menor custo de clique. Esta estratégia possibilita um refinamento futuro do público alvo e pode ser usado para se chegar ao público alvo ideal, afinal, para se chegar neste patamar, é necessário testes.
Além do algoritmo, que é um grande facilitador, o Gerenciador de Negócios oferece funcionalidades que incrementam o anúncio e o sucesso do mesmo:
- Remarketing: O pixel de remarketing marca quem acessa seu site, exibindo o anúncio para estas pessoas. Além da frequência que pode gerar conversão, o pixel também possibilita a criação de um público exclusivo de quem acesso seu site ou um site concorrente (veja o artigo sobre remarketing).
- Facilidade do Gerenciador de Anúncios: A ferramenta em si de gerenciamento de anúncios é bem amigável, permitindo o controle de custos, armazenamento de público utilizados anteriormente e utilização de imagens e vídeos. Além disso, oferece botões de call to action que otimizam o anúncio e chamam a atenção de quem está visualizando.
- Relatórios de acompanhamento: Possibilita o acompanhamento da campanha em tempo real, com variáveis como desempenho, tipo de púbico, operações no site, custo, valor de clique, dentre outras.
Desta forma, podemos concluir que manter campanhas no Facebook ainda é uma grande estratégia para impulsionar vendas ou promoções pontuais. Em alguns casos, estas campanhas podem ser mais eficientes do que campanhas no Google Ads, pois atingem um público que até então possa não estar interessado em efetuar nenhuma compra, mas podem ser atraídos pelo anúncio e tomar a decisão de compra por impulso. Já no Google, os anúncios são considerados fundo de funil, ou seja, é exibido para quem faz uma busca, já com a intensão de adquirir um produto ou serviço.
Investir em campanhas no Facebook podem fortalecer sua marca, gerar engajamento, divulgar seus produtos e serviços e também, o melhor de todos, gerar conversões.
Tem dúvidas em suas campanhas no Facebook? Deixe nos comentários que tiramos suas dúvidas, ok?
Deixe um Comentário