Quando falamos em marketing de conteúdo, pensamos em uma infinidade de métodos para o tráfego de informações relevantes ao público alvo. E além das redes sociais, os veículos de conteúdo disponibilizados permitem diversos formatos de informações. Mas será que todo tipo de conteúdo pode ser utilizado para atingir a persona? É exatamente sobre isso que falaremos ao longo do artigo.
O que você verá neste artigo
Quais os tipos de formatos para divulgação de conteúdo?
Com os diversos tipos de mídias sociais, vieram inúmeros tipos de conteúdos para serem consumidos. Além de posts e stories, é possível explorar vários formatos de conteúdo, mas vamos citar as principais:
- Vídeos: Além do Youtube, existem outras mídias para conteúdo em vídeos que podem ser exploradas, como o Tik Tok, Kwai, Dailymotion entre outras. O Youtube ainda é o mais popular, mas explorar outros canais podem atingir públicos diferenciados. Hoje a própria Hotmart possui uma plataforma de vídeos para publicação gratuita.
- Artigos: Os artigos ainda são uma grande forma de divulgar conteúdo, não só por utilizar técnicas de SEO para ser encontrado por buscas em palavras chaves, mas também por ser um conteúdo fácil de ser consumido e que pode ser acessado pelo usuário em qualquer lugar. Uma das vantagens dos artigos é que pode ter um blog ou site exclusivo para sua publicação sem dependências de mídias externas. Mas por ser um conteúdo que atrai um número menor de pessoas, pode não ser indicado para conteúdos mais robustos.
- Podcasts: Os podcasts estão crescendo muito, não só pela facilidade de edição e praticamente custo zero em imagens. Apesar da pouca divulgação, ter um canal de podcast permite ter conteúdos mais elaborados com um baixo custo. O Spotify, por exemplo, permite a criação de um canal de podcast gratuito.
- Iscas digitais: As iscas digitais também possuem em espaço garantido no marketing de conteúdo, mas além de demandar recursos de criação e hospedagem de páginas de captura, a isca digital é segmenta a públicos diferentes.
E que tipos de conteúdo utilizar no marketing de conteúdo?
Não existe um tipo de conteúdo específico para cada nicho, então o indicado é explorar os diversos tipos de conteúdos e realizar testes, verificando o que mais engaja. Mas uma estratégia interessante é mesclar o tipo de conteúdo de acordo com o funil da jornada do cliente que foi desenvolvido com base na persona mapeada. Então seguem algumas dicas na hora de produzir diversos tipos de conteúdo:
- Utilize posts de redes sociais como “pílulas” diárias para seu público alvo. Lembre a ele que existe uma dor que ele sente e que seu produto e serviço podem ajudá-lo.
- As iscas digitais são ideais para início e meio de funil. O ideal é produzir um e-book mais sucinto ou infográfico para o início da atração e posteriormente, já no meio do funil, oferecer um e-book mais detalhado, uma vez que a persona já está entrando no estágio de decisão de compra.
- Os artigos também podem seguir os mesmos critérios das iscas digitais. Existem blogs que disponibilizam textos mais elaborados como conteúdo exclusivo para assinantes do site ou blog. Só lembrando que mesmo sendo um conteúdo mais robusto, é ofertado gratuitamente, somente em troca dos dados da persona.
- Deixe conteúdos mais densos para vídeos e podcasts. Por serem um tipo de conteúdo mais fácil de ser consumido e também por atrair maior público, um conteúdo de grande valor ofertado nesses formatos garantem engajamento e influenciam diretamente na decisão de compra do futuro cliente.
Para finalizar, compartilhe seus links de vídeos, artigos, iscas digitais e conteúdo externos nas redes sociais. Isso vai garantir maior visibilidade para seu conteúdo. E se estiver sem ideia, faça um reaproveitamento de conteúdo, transforme vídeos em artigos, e-books em vídeos, etc. É interessante que quando vamos recriar um conteúdo, sempre acrescentamos mais informações relevantes, então é possível aperfeiçoar cada vez mais e atrair leads quentes para sua plataforma de produtos e serviços e garantir uma audiência assertiva.
Deixe um Comentário